domingo, 14 de dezembro de 2008

As implicações - Thomas Carlyle

Todo o confronto é fruto de um mal-entendido; se as partes em disputa se conhecessem uma à outra, o confronto cessaria. Nenhum homem, no fundo, tenciona cometer injustiças; é sempre por uma imagem distorcida e obscura de algo moralmente correcto que ele batalha: uma imagem obscura, difractada, exagerada da forma mais assombrosa pela natural obtusão e egoísmo, uma imagem que se distorce dez vezes mais pelo acirramento da contenda, até tornar-se virtualmente irreconhecível, mas ainda assim a imagem de algo moralmente correcto. Se um homem pudesse admitir perante si próprio que aquilo pelo que luta é errado e contrário à equidade e à lei da razão, admitiria também, por conta disso, que a sua causa ficou condenada e desprovida de esperança; ele não conseguiria continuar a lutar por ela.

Thomas Carlyle, in 'Selected Writings'

Um comentário:

Marcio da Costa disse...

... e se eu pudesse me desculpar, me aproximar dos queridos, que agora distantes, e sem vergonha ou exitação externar que os preciso todos. Agora posso ver os caminhos que nos separam, são apenas porque não nos vemos um do lado do outro. Que do lado deles eu era melhor, e que dessa parte de mim que jás com eles preciso. Por eles me despojo da vaidade e haverei de me explicar, e ouvir. E não mais serei causa de desencontros...